Possibilidades Pedagógicas

 

Personagens jovens no cotidiano atual do espaço urbano (escola, lazer, turma, esporte, perigos, conflitos) criam identificação com o leitor da coleção "Vaga-Lume": o adolescente.

A narrativa estruturada para criar suspense está em sintonia com o ritmo desejado pelo leitor dos primeiros textos mais longos: linguagem coloquial com muitos diálogos entre membros de várias "tribos" (esportistas, estudantes, mafiosos), mudanças de cenários, muita ação e, principalmente, muita emoção.


Abordagens Interdisciplinares


Língua Portuguesa

Elementos da narrativa (personagem, ação, tempo, espaço, narrador); jargão (gíria e vocabulário técnico) de grupos sociais específicos: surfistas (páginas 46 e 47), estudantes (páginas 14 e 52), traficantes (páginas 90, 91 e 93), paqueras (página 44); intertexto com a poesia de Carlos Drummond de Andrade (páginas 12 e 13).


Inglês

(Palavras e expressões comuns entre os amantes do surfe e do bodyboarding. Exemplos nas páginas 18, 26, 27, 32, 36...).


Espanhol

Diálogos inteiros nas páginas 20, 21, 22.

Ciências

A química das drogas ilegais (maconha, cocaína, heroína) e a dependência química do corpo humano

.
Temas Transversais


Ética

Os valores, as atitudes e os princípios que sustentam o código de honra de certos grupos legais (esportistas, estudantes, turmas) e ilegais (máfia, máfia oriental, cartel de Cali).


Pluralidade Cultural

Os valores e as atitudes de grupos culturais: semelhanças e diferenças entre orientais e ocidentais, surfistas, bodyboarders, latino-americanos de origem européia/indígena.

Meio Ambiente

A consciência ambiental e a ciência (conhecimento); o jovem e o respeito às leis da natureza.

Saúde e Educação Sexual

As drogas como agressão ao equilíbrio químico do corpo. As questões de gênero (masculino/feminino) nas relações entre jovens e entre adultos.

Trabalho e Consumo

O dinheiro fácil, o enriquecimento rápido, o alto padrão de vida, a ascensão econômica e a relação com o trabalho lícito e ilícito. A droga e a inversão de papéis no usuário: de consumidor a membro do comércio.