Viagem ao centro do computador - Ano da Edição: 2000

 

Pouca gente, hoje, deixa de perceber a grande importância que a informática assumiu no dia a dia das pessoas em todo o mundo. O universo digital não é mais uma promessa futurista, mas a realidade que absorve, cada vez mais, nosso tempo e nossa atenção.

A professora Edith Modesto teve a atenção despertada para as possibilidades criativas que o ambiente virtual pode oferecer, em forma de criação literária destinada aos jovens. Foi assim que ela criou a coleção "Meu Computador", cujo primeiro volume, intitulado Viagem ao Centro do Computador, foi publicado pela editora Ática.

No livro, de maneira informal, o jovem leitor familiariza-se com o mundo da informática. Nesse primeiro volume, três irmãos - Mariana, Marcos e Daniel - iniciam uma aventura cheia de emoção, na qual fazem grandes amigos e participam das funções dos componentes do computador.

Nesse ambiente de encantamento, os três irmãos deparam-se com personagens como Ulisses, o guerreiro virtual, a princesa Yasmin e o inquieto e divertido comp-robô, que guia os irmãos através dos segredos e das maravilhas do interior de um computador doméstico. O fascinante mundo da informática é transmitido aos jovens por meio de uma linguagem fluente, cheia de diálogos e explicações bastante didáticas, utilizando metáforas e comparações com situações conhecidas do universo juvenil. No final da obra há um glossário ilustrado, que explica de forma clara e concisa os termos mais importantes da informática, destacados em azul no livro.